SIGA-NOS NO FACEBOOK
CATEGORIAS
Top
 

Blog

Salve o seu ambiente de trabalho no inverno

Se o inverno é, por si só, uma estação propícia para a maior frequência de gripes e resfriados – sem contar as doenças respiratórias crônicas como a asma e a bronquite –, os ambientes fechados dos escritórios reúnem condições ainda mais favoráveis. E é por isso que, nessa época do ano, seja bem provável que você ou vários de seus colegas estejam às voltas para se livrar da tosse, dos espirros e de outros sintomas dessas doenças.

A começar pelo uso inadequado dos sistemas de ar-condicionado e pela falta de ventilação adequada, condição ideal para a circulação de vírus. Mas disso todo mundo sabe; o que ainda não acontece de forma ideal em boa parte dos escritórios é a aplicação dos cuidados necessários para barrar a ação dos agentes causadores das doenças no inverno.

E essas providências são responsabilidades tanto da gestão da empresa quanto de cada um, já que passam pela limpeza do ambiente e também pelos cuidados pessoais. Veja as mais importantes:

 

– A variação brusca de temperatura é um problema no inverno e costuma facilitar gripes e resfriados. Sabendo disso e de que as salas do escritório são refrigeradas, não dá para sair de casa sem planejar a roupa do dia a fim de estar bem agasalhado.

 

– A renovação do ar nos escritórios deve ser uma preocupação da empresa, mas cada funcionário precisa estar atento para saber se a limpeza dos sistemas de ar-condicionado é regular. A climatização feita de maneira adequada e com manutenção correta pode garantir a qualidade do ar em qualquer estação, evitando a proliferação dos vírus e bactérias, que provocam de gripes a tuberculose. De qualquer maneira, abrir as janelas regularmente é essencial para um ambiente saudável.

 

– O mobiliário compartilhado é outro ponto de atenção porque facilita a transmissão de doenças. Além da limpeza cotidiana, vale a pena usar álcool em gel para a higienização antes e depois de usar os equipamentos.

 

– Campanhas internas de conscientização sobre essas doenças são uma iniciativa importante da empresa nessa época, alertando inclusive para os riscos de adquirir doenças mais graves como a pneumonia e a meningite, que pode ser causada por vírus, bactérias ou mesmo fungos.

 

– Entre os esclarecimentos a respeito dos riscos à saúde nas campanhas internas deve estar a recomendação sobre os cuidados em casa e nas atividades ao ar livre. Algumas doenças respiratórias podem ser adquiridas no ambiente de trabalho, a exemplo da rinite ocupacional, e prejudicam a produtividade, o que afeta os resultados da empresa.

Previna-se!