Garantir os dias de folga é o maior desejo de quem gosta de participar do Carnaval, mas e quando não é possível ficar totalmente livre das tarefas, e trabalhar nos dias da folia é inevitável? Seja porque a empresa onde você trabalha vai precisar se manter funcionando ou você é profissional freelancer, ou mesmo dono do seu negócio e não vai poder deixar algumas tarefas para depois do feriado, não significa que não vai poder aproveitar a festa. Veja as dicas e tenha tempo para trabalhar e se divertir:

 

 

1. Planeje e se organize

 

As escalas de trabalho nessas datas festivas costumam ser definidas com antecedência, e essa é uma grande vantagem a aproveitar. Se você já sabe o que vai precisar fazer e quantas horas estará dedicado ao trabalho, dá para montar uma agenda com todos os compromissos e ainda reservar o tempo disponível para descansar, além de encaixar a programação carnavalesca que pretende aproveitar. Perfeito, não? Mas para que tudo dê certo, é necessário cumprir o que for definido. Como sabemos que, ainda assim, os imprevistos podem surgir, é bom tomar um tempo para tentar antecipar algumas dessas situações e pensar em soluções, caso eles ocorram.

 

 

2. Adiante tudo o que for possível

 

Curtir o Carnaval, ou mesmo usar esse tempo para viajar, quando há compromissos de trabalho envolvidos requer algum sacrifício. Um deles pode ser reservar um tempo antes da festa para adiantar o que for possível. Vai ser um esforço extra, mas pense na vantagem de estar mais desocupado durante o feriado. E ainda é possível aproveitar esse contexto e entregar tarefas com antecedência, uma forma de ganhar pontos com a equipe de trabalho ou com os seus clientes.

 

 

3. Descanse o suficiente para trabalhar bem

 

Sim, taí uma coisa difícil durante o Carnaval, já que muita gente passa horas a fio na rua por dias seguidos e, apesar da diversão, o cansaço também vai te acompanhar. É aqui que você precisa ceder e levar em conta que será preciso passar menos tempo na folia, e dormir o mínimo necessário a fim de ter disposição na manhã seguinte para cumprir as tarefas de trabalho. Isso também pode significar mais restrições no consumo de bebidas alcoólicas e de alimentos na rua. Passar mal pode colocar os seus planos a perder!

 

4. Seja realista e não se sobrecarregue

 

É claro que conciliar Carnaval, trabalho e descanso não será fácil. E está fora de cogitação reduzir a qualidade da sua produção. Portanto, o ideal é manter o foco no que previamente foi estabelecido como prioridade. De nada adianta ter uma lista de afazeres muito longa, já que o tempo disponível será reduzido e a sobrecarga vai causar um indesejável estresse. Vale refletir: se houver realmente muito trabalho inadiável a fazer durante os dias de Carnaval, melhor seria abrir mão da folia na rua. E, no caso de poder fazer o trabalho de maneira remota, considere a possibilidade de viajar, aproveitando para descansar e relaxar.

 

 

5. Aproveite a diversão e o trabalho!

 

Depois de ter tudo planejado, é hora de fazer acontecer. Busque disposição extra para trabalhar e relaxe nos momentos de folga. A diversão nas ruas, além de trazer alegria, pode ser um bom estímulo à criatividade e contribuir para resultados surpreendentes nas suas tarefas profissionais.