Benefícios flexíveis: a melhor experiência para os talentos de sua empresa

Diferenciais na atração dos melhores profissionais para as empresas, os benefícios podem deixar de ser bem avaliados pelos funcionários ao longo dos anos, e com isso perderem a importância como aspecto para a retenção dos talentos. O fracasso da aplicação dos benefícios é causado exatamente pela falta da melhor gestão destes recursos. A solução para evitar a piora na percepção do valor pelos funcionários é a aplicação dos benefícios flexíveis, ou seja, oferecer aos usuários liberdade de escolha dos seus pacotes a partir das suas necessidades individuais. Nos últimos dois anos, o ritmo de implantação de programas de benefícios flexíveis em empresas de variados segmentos tem se tornado mais intenso.

Com 20 anos de experiência na implantação de benefícios tradicionais e flexíveis em empresas nacionais e estrangeiras, Ronn Gabay, sócio-fundador da consultoria Bematize, foi convidado pela Samsung SCL para falar sobre o assunto aos executivos de RH da empresa no Brasil e na América Latina, durante a LATAM HR Meeting, em São Paulo (SP), no início deste mês.

“É comum que a satisfação dos funcionários com os benefícios seja menor com o passar dos anos. Na melhor das hipóteses, essa avaliação se mantém inalterada. Ao mesmo tempo, em alguns tipos de benefícios, a exemplo dos planos de saúde, os custos para as empresas aumenta. É preciso então fazer uma gestão de benefícios que, além de manter alta a satisfação dos seus colaboradores, tenha custos otimizados e execução eficiente”, explicou Gabay aos executivos da Samsung.

A dinâmica da gestão de benefícios vem mudando rapidamente e os RHs das empresas devem dar respostas cada vez mais rápidas e adequadas às demandas. Isso é o que a Bematize oferece como solução, a mais completa e inovadora do mercado brasileiro, para administração de benefícios tradicionais e flexíveis. A solução leva em conta a diversidade dos públicos, mesmo entre pessoas que ocupam cargos semelhantes, considerando perfis sociais e estilos de vida individuais. “Dificilmente as pessoas terão a mesma percepção se receberem pacotes de benefícios iguais, é preciso personalizar. Sem isso, não se consegue atender a todos da melhor forma, sem contar que, ao longo da vida, as necessidades de cada um de nós mudam”, pontuou o especialista.

Os executivos da Samsung quiseram saber qual o cenário entre as empresas brasileiras quando o assunto é a gestão de benefícios, e Ronn Gabay apontou três principais linhas de ação. “É possível optar por oferecer todos os benefícios para a totalidade dos funcionários, o que em geral é muito caro para as empresas; ou manter a oferta completa para todos, mas utilizando os serviços mais básicos, o que não é o ideal; e existe a terceira opção, mais eficiente e equilibrada, dos benefícios flexíveis. A empresa define quanto quer gastar e o funcionário escolhe o que é melhor para ele, de maneira responsável”.

Para a gestão de benefícios flexíveis, as empresas precisam estar bem assessoradas sobre o que dizem as leis a fim de evitar falhas na definição do que pode ser oferecido como benefício. E depois, poder contar com uma ferramenta eficiente http://www.bematize.com.br/servicos#gestao-beneficios  para cuidar da administração dos planos de saúde e vida, previdência e odontologia, alimentação e refeição, os benefícios mais comuns.

“Com a flexibilização, distribuem-se melhor os recursos e o funcionário, além de ter liberdade de escolha, pode obter mais pontos para aplicar em seus benefícios ao longo dos anos, bem como utilizar pontos para ter reembolso em alguns serviços. Ou seja, são muitas as oportunidades”.

Uma necessidade fundamental para administração de benefícios é a atualização da base de dados da empresa, um trabalho que deve contar com a participação de cada funcionário de maneira autônoma, ou seja, ele mesmo atualiza os seus dados na plataforma, de maneira eficiente e segura.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *