A geração Z nas empresas é composta por quem nasceu na primeira década do século XXI. Por não haver uma exatidão na contabilização do tempo em relação ao surgimento das diferentes gerações, podemos considerar como geração Z quem nasceu no fim da década de 1990. 

A característica mais marcante dessa geração é a sua íntima relação com a tecnologia e com o meio digital, considerando que ela nasceu no momento de maior expansão tecnológica proporcionada pela popularização da internet.

Descubra como motivar e engajar profissionais da geração z nas empresas

Estamos vendo cada vez mais a geração Z nas empresas, isso porque eles atingiram a maioridade e precisam ingressar no mercado de trabalho. 

Um dos maiores desafios das empresas atualmente é conquistar e saber lidar com esses jovens de até 25 anos.

Neste artigo, apresentaremos formas de lidar e motivar esses jovens de forma prática. Fique conosco e boa leitura!

Qual a importância de saber motivar a Geração Z nas empresas?

Saber como motivar a geração Z é importante para que a organização mantenha seus talentos e consiga desenvolvê-los. 

Essa geração não tem apego ou fidelidade por um emprego, pois está constantemente buscando novas oportunidades de crescimento na carreira. 

Por isso, é fundamental pensar em estratégias para retê-los e tornar a vaga na sua empresa mais atraente e motivadora.

Como motivar os profissionais da Geração Z nas empresas?

A geração Z é bem diferente das anteriores, e muitos dos comportamentos e motivações que as empresas estão acostumadas não fazem parte do desejo da nova geração. 

A chegada de novos perfis às companhias já está mudando a maneira das empresas e seus colaboradores atuarem. Para que você conquiste essa geração, confira as dicas a seguir:

  • Saber ouvi-los;
  • Defina metas;
  • Invista em benefícios;
  • Tenha um PDI (plano de desenvolvimento individual);
  • Dar feedbacks;
  • Valorização;

Saber ouvi-los

Essa geração valoriza bastante quem sabe ouvi-los. Sendo assim, já na entrevista para a contração, o foco deve estar no comportamento do candidato, e não apenas nos conhecimentos técnicos, pois muitos vêm da faculdade. 

Portanto, busque entender o que eles pensam sobre a empresa, faça perguntas como: ‘como você se vê daqui há alguns anos? O que você espera da empresa?”. Isso será bom desde o início para alinhar as expectativas do candidato com as da organização. 

Após a contratação é importante escutar e entender o que o colaborador pensa sobre a empresa, a função que desempenham e outros assuntos relevantes.

Dê espaço para que apresentem ideias e sugestões que possam melhorar a produtividade da equipe. O fato de serem ouvidos e terem reconhecimento ajuda a aumentar a motivação no cotidiano, além de trazer mais engajamento. 

O resultado disso, são profissionais comprometidos e com maior probabilidade de permanência na empresa.

Defina metas para os profissionais da Geração Z nas empresas

Ter as metas definidas de forma coerente também é relevante. Quando o profissional não sabe qual é o seu objetivo na organização, perde a motivação e não encontra sentido no emprego. 

Portanto, é necessário que cada colaborador saiba qual é seu papel na empresa e tenha claramente definidos os objetivos que tem de atingir para que possa desenvolver-se no emprego, além de crescer na carreira.

Dar feedbacks

Da mesma forma em que gostam de ser ouvidos, a geração Z precisa de feedbacks. Sendo assim, dar feedback é fundamental para lidar com profissionais da geração Z nas empresas. 

Ao aplicar algum dos tipos de avaliação de desempenho, o líder contribui para que esses talentos entendam como estão impactando o negócio. 

Como desejam crescer rapidamente, eles gostam de saber se estão apresentando um serviço relevante, assim como querem saber de que modo podem melhorar seu desempenho.

Ofereça um plano de carreira personalizado aos profissionais da Geração Z nas empresas

O trabalho é visto como uma experiência por esses profissionais. Quando eles percebem que existem poucas chances de crescer rapidamente, é comum que busquem outros locais para o desenvolvimento. 

Pensando nisso, uma estratégia que pode ser aderida pela sua empresa para mantê-los engajados, é elaborar um plano de carreira personalizado, considerando as peculiaridades de cada indivíduo. 

Cada profissional deve ter um planejamento diferenciado, que considere suas experiências individuais e o nível de conhecimento e o desenvolvimento desse colaborar será trabalhado a cada conversa. 

Desse modo, os jovens vão sentir que podem usar isso a seu favor para acelerar seu crescimento profissional.

Valorização

A meritocracia e a valorização dos serviços prestados pelo seu colaborador andam juntos e é apreciada pela geração Z. Tendo isso em vista, cada vez mais a empresa vem trabalhando sob esse conceito, para que o profissional aprenda a desenvolver pessoas baseado no que ele está aprendendo na prática. 

Afinal, quem não gosta de ser bonificado ou promovido a partir do  seu mérito? 

Ao ver ações assim, o jovem colaborador irá ficar mais motivado a executar seu trabalho com excelência e aperfeiçoá-lo. 

Invista em benefícios

Última dica, mas não menos importante, invista em benefícios. Os benefícios também servem como uma forma de engajar os colaboradores e oferecer condições atraentes de trabalho, além de ser um ponto analisado pelo candidato ao escolher a vaga. 

A lista pode incluir promoções, descontos em viagens e intercâmbios atrelados ao cumprimento de metas. Promover happy hours de vez em quando também ajuda a integrá-los aos demais membros da equipe.

Conclusão

Ao apresentar tais pontos de motivação, podemos entender que lidar com a geração Z nas empresas é um processo que deve ser trabalhado desde a primeira entrevista. Sendo assim podemos destacar que é preciso:

  • Tentar conciliar as necessidades da empresa com as desse público;
  • Gerar propósito e engajamento a todo o tempo para uma geração que vive de experiências;
  • Conseguir alinhamento constante em meio a infinitas prioridades.

Tendo isso em mente, basta você preparar a sua empresa para essa nova era do mercado trabalhista.