Nada como trabalhar de casa em um ambiente limpo e organizado, não é mesmo? Mas nem sempre isso é possível. Manter o local de trabalho em ordem se tornou um desafio para o colaborador em home office. Além disso, uma estação de trabalho suja e mal organizada pode causar problemas. Alguns exemplos são: a falta de produtividade, alergia ocupacional e etc. Veja nesse post algumas dicas de limpeza e organização do local de trabalho. 

A importância da limpeza e organização do local de trabalho

De todas as doenças ocupacionais, 15% delas são alérgicas, e ocorrem quando são provocadas por algum tipo de alérgeno presente no local de trabalho, que podem afetar o sistema respiratório. Entre os mais comuns, estão a poeira, o pó, o ácaro, as tintas, o látex das luvas, as tintas e outros suplementos industriais. 

Os riscos alérgicos são evitados com o uso de Equipamentos de Proteção, mas o pó e a poeira são exterminados por meio da limpeza constante. 

Veja abaixo, dicas para manter o ambiente de trabalho limpo e organizado. 

Organize antes de realizar a limpeza do local de trabalho

Primeiramente, só mantenha na mesa de trabalho itens que fazem parte da sua rotina. Conciliar a organização da casa com a do trabalho é importante, assim você evita problemas de foco, concentração e de rendimento no trabalho. 

Qualquer coisa, se tiver dificuldades de organização e foco no home office avise o RH da sua empresa, assim eles podem te ajudar com algum incentivo incluso em seu pacote de benefícios, como terapia e acompanhamento psicológico, por exemplo. Trabalhar de casa na pandemia não tem sido tarefa fácil, por isso, peça ajuda sempre que precisar. 

Higienize periodicamente o local de trabalho

Com a ajuda de um pano úmido com sabão neutro, higienize o local de trabalho pelo menos uma vez ao dia. Você pode utilizar outros produtos que dão um cheiro agradável, além do álcool gel. Ele ajudará a manter o ambiente livre de bactérias e outras substâncias, como as próprias partículas do coronavírus. 

A vassoura e o rodo com pano de chão devem ser utilizados regularmente para não acumular poeiras, pós e outras sujeiras pelo chão. 

Mude e customize o local de trabalho

Antes de mais nada, se perceber que o local de trabalho atual está te fazendo mal, mude. Procure um outro ambiente que te faça bem. Alguns lugares da casa acumulam pó e poeira com facilidade, como ambientes próximos a cortinas, varandas e etc. Isso exige de você uma maior disposição na limpeza e organização de trabalho. Por isso, busque outros ambientes mais arejados e com o risco menor de te causar alguma alergia. 

Algumas empresas estão oferecendo aos seus colaboradores, por meio de seu pacote de benefícios flexíveis, incentivos para auxiliarem na organização e customização do local de trabalho. Veja com o RH da sua empresa se isso está incluso em seu pacote atual de benefícios. Assim, você pode customizar do seu jeito e comprar itens ergonômicos para o local de trabalho que podem diminuir a exposição a algum tipo de alergia. 

Se ainda tem alergia, marque uma consulta médica 

Algumas pessoas possuem alergias crônicas, e por isso, já passam por acompanhamento médico. Mas se ainda com essas dicas de limpeza e organização do local de trabalho, perceber que ainda sofre com alergia ocupacional, marque uma consulta médica. Use o plano de saúde disponibilizado pela sua empresa com consciência. 

Sua empresa precisa de uma proposta de benefícios flexíveis para ajudar na saúde e bem estar do colaborador? Agende uma apresentação e conheça nosso programa de benefícios flexíveis.