O trânsito prejudica o seu trabalho mais do que você imagina

A ida ao trabalho é uma tarefa que constantemente envolve atrasos, contratempos e exposição a ruídos, em razão do trânsito e das dificuldades com o transporte público, uma rotina bem desgastante e que pode trazer mais problemas do que aquela angústia matinal pelo receio de chegar tarde ao trabalho.

Estudo publicado no portal do Environmental Health Perspectives encontrou evidências de que existe relação entre a exposição aos ruídos do trânsito e a cardiopatia isquêmica. Dados de 6.450 participantes foram analisados e as conclusões apontam também o ruído do tráfego associado com a maior pressão arterial em diabéticos, e efeitos mais graves dos ruídos em populações vulneráveis, como adultos com hipertensão. O portal também divulgou estudo que associa a exposição ao trânsito e os problemas na saúde mental, principalmente a depressão, além de estresse e insônia.

A situação pode prejudicar o desempenho no trabalho e, ao longo de meses e anos, trazer muitos prejuízos para a capacidade produtiva e a vida pessoal. O problema já foi percebido pelas empresas e a disseminação do modelo de home office tem, entre outros, esse benefício de poupar os profissionais do deslocamento. Mas quem tem expediente para cumprir fora de casa vai ter de enfrentar as dificuldades do trânsito. A boa notícia é que se pode descobrir, a depender do contexto de cada pessoa, formas de driblar o problema.

 

Veja as possibilidades e avalie o que é mais viável e agradável:

  • Uma alternativa que há algum tempo caiu no gosto de muitos em razão das diversas vantagens é o uso da bicicleta como meio de transporte para o trabalho. Mas não pense que basta pegar a bike e sair pedalando. Além do benefício ao meio ambiente e à saúde física e mental, pedalar pela cidade requer planejamento das rotas, escolha dos horários, treino das habilidades para conduzir a bicicleta, respeito à sinalização de trânsito. E não para por aí: tem a logística que envolve trocas de roupas e a higiene depois de pedalar e antes de começar a trabalhar, adequação de bagageiro para os materiais de trabalho. Parece complicado, mas se estiver com vontade de experimentar, não desanime. Muita gente já é veterana nessa modalidade e conta todos os detalhes em sites, blogs e redes sociais, além de aplicativos de smartphones. Basta pesquisar, e você corre o risco de ficar bastante empolgado.
  • Engajar-se na carona solidária. Taí uma alternativa que não vai livrar você da hora do rush, mas alivia bastante a tensão, já que você vai sair do volante alguns dias e pode ganhar bate-papos interessantes no percurso.
  • Poder contar com horários de trabalho mais flexíveis. Essa opção depende da gestão da empresa onde você trabalha e das políticas de RH. Assim como o home office, a flexibilização de horários é uma tendência adotada por muitas companhias e um enorme benefício para os profissionais e para a melhoria do desempenho das equipes. Se a sua empresa ainda não adotou a medida e você vê essa possibilidade, por que não sugerir? Certamente outros colegas vão comprar a ideia.
  • Morar mais perto e poder ir trabalhar a pé. Essa é uma alternativa desejada por muita gente, que prioriza certas regiões da cidade. Claro que a solução vai demandar maior planejamento para a mudança, sem contar que mexe com toda a rotina, mas quem optou por ela garante que vale a pena. Não é difícil encontrar, entre amigos e colegas, alguém que tenha essa experiência para contar.
  • E se não puder mesmo evitar o carro ou o transporte público, saiba que um outro estudo, divulgado pela Escola de Negócios de Harvard, teve uma conclusão inusitada. Mesmo nas situações estressantes do trânsito, se você conseguir ocupar sua mente planejando as tarefas do dia enquanto se dirige ao trabalho, pode evitar ou reduzir o estresse. Essa tarefa, decobriram os pesquisadores, traz maior satisfação e segurança. Claro que vai ser preciso se educar para adotar esse hábito, mas saiba que os efeitos são positivos mesmo que o planejamento seja feito para apenas uma tarefa.

Uma dessas alternativas, acredite, pode tornar os seus dias muito mais produtivos e livres de estresse. Boas escolhas!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *