Saber as prioridades de uma empresa é um dos pontos fundamentais para qualquer colaborador. E ter a certeza que a saúde emocional no trabalho é um dos fatores priorizado pela companhia é de extrema importância, ainda mais que hoje em dia essa tem sido uma das exigências feita pelos candidatos à vaga de emprego. 

Uma equipe emocionalmente saudável te oferece muitos benefícios, entre eles melhor produtividade, além de não tornar o ambiente de trabalho hostil. 

É possível identificar essa diferença ao comprarmos com um cenário em que os trabalhadores possuem ansiedade, depressão e estresse elevado, e por isso tendem a ficar desmotivados. 

Outros aspectos que sofrem distinções são: a  qualidade dos trabalhos feitos por eles pode ser afetada, o relacionamento com os colegas e com os líderes também. 

O resultado disso é um clima organizacional ruim, uma produtividade baixa e uma diminuição no crescimento da empresa e dos profissionais.

LEIA TAMBÉM O ARTIGO: Precisamos falar sobre auto motivação nas organizações, escrito por Ronn Gabay, especialista em benefícios na Bematize 

Por isso, encontrar uma empresa que se preocupe com esses pontos é fundamental, principalmente ao levar em consideração que ficamos mais tempo em nosso trabalho do que junto com a nossa própria família. 

Neste artigo iremos apresentar algumas dicas para você aplicar em sua empresa e ajudar a cuidar cada vez mais da saúde emocional dos colaboradores. 

O que é a saúde emocional e o que ela influencia no trabalho? 

Muitas pessoas confundem a saúde emocional com a saúde mental. Para que não haja nenhuma interpretação equivocada sobre o assunto, iniciaremos explicando o que é a saúde emocional. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde emocional é:  “um estado de bem-estar onde o indivíduo realiza suas próprias habilidades, lida com os fatores estressantes normais da vida, trabalha produtivamente e é capaz de contribuir com a sociedade”

Ou seja, a saúde emocional está ligada à forma como o indivíduo lida com suas emoções quando se depara com situações do dia a dia. 

Já a saúde mental abrange um estado mais fixo do indivíduo. A partir dela será analisada a presença de transtornos, como depressão e ansiedade.

Diferente da saúde emocional que corresponde a como a pessoa compreende e lida com suas emoções constantemente. 

Exatamente por ser algo mais volátil e presente na rotina que é tão importante que esteja equilibrada. 

Ter uma saúde emocional equilibrada te proporciona vários benefícios, entre eles estão: 

  • Melhora da autoestima no trabalho;
  • Maior capacidade de concentração;
  • Aumento do desenvolvimento profissional;
  • Maior controle sobre as emoções;
  • Desenvolvimento da inteligência emocional;
  • Facilidade em tomar decisões;
  • Melhora nas relações
  • Maior flexibilidade em relação a mudanças.

Sendo assim, nos tornamos profissionais melhores ao cuidarmos da nossa saúde emocional. 

Dicas para promover a saúde emocional no trabalho

Agora que você já compreendeu o que é a saúde emocional, como ela funciona e quais são os benefícios que ela proporciona, apresentaremos seis dicas para promover a saúde emocional dentro do trabalho. 

Ginástica laboral

As atividades físicas trazem benefícios para o corpo e para a mente, mas nem sempre o colaborador tem tempo disponível para se dedicar à academia ou até mesmo para fazer uma caminhada. 

Pensando nisso, a empresa pode ajudar o seu colaborador na rotina de exercícios ao contratar um educador físico que trará a ginástica laboral e atividades recreativas. 

Comunicação fluida 

A comunicação é a chave para muitas áreas das nossas vidas, não seria diferente na vida profissional. Portanto, promover um local de trabalho aberto ao feedback e ao diálogo amigável e profissional pode ser o seu ponto de destaque. 

Ter uma comunicação fluida em todos os departamentos e cargos é um dos pilares para que haja um equilíbrio na saúde emocional. Afinal, ao se deparar com um conflito com um colega de trabalho você está certo que poderá resolver de uma forma leve através do diálogo. Tenha isso inserido em sua cultura institucional.  

Estímulo de atividade física

Além da ginástica laboral, o incentivo à prática de atividades físicas pode ser o empurrão que o seu funcionário precisava para mudar os seus hábitos e tornar sua saúde em um todo melhor. 

Afinal, praticar algum exercício físico pelo menos 3 vezes por semana durante 30 minutos já faz toda diferença na vida do indivíduo. 

Eventos de interação 

Bons relacionamentos entre os colegas de equipe sempre deixam o ambiente de trabalho mais descontraído e prazeroso para se trabalhar. 

A saúde mental e emocional também está muito ligada aos relacionamentos com outras pessoas e existem diversas formas de estimular esse vínculo emocional. Com isso, você pode criar rodas de conversa, grupos e promover ações interativas nos períodos de descanso. 

Benefícios 

Os benefícios empresariais são grandes diferenciais para atrair e reter talentos. É uma das maneiras de promover o reconhecimento da equipe. Além do vale-transporte, vale-refeição e plano de saúde, sua empresa pode pensar em oferecer uma gestão de benefícios flexíveis e deixar na mão do colaborador o poder de escolha de seu próprio benefício. 

Promover ações relacionadas ao tema saúde emocional no trabalho

Falar sobre o problema pode ajudar na solução dele, principalmente quando o conhecimento sobre o assunto pode ser a chave para a resolução.

Por isso, a promoção de palestras, mesmo que virtuais, podem ajudar as pessoas a conhecerem melhor sobre cada transtorno, ajudar a identificar sintomas em si e até em pessoas próximas, tal como diminuir o preconceito de procurar um terapeuta ou ajuda de medicamentos. 

Conclusão 

Aprendemos que a saúde emocional no trabalho interfere diretamente na sua produtividade, perante isso, entendemos que a empresa pode ajudar os colaboradores a partir de tais ações: 

  • Executar ginástica laboral;
  • Deixar o colaborador a vontade para se comunicar;
  • Incentivar as atividade física no tempo livre;
  • Fazer eventos de interação entre as equipes; 
  • Dar benefícios que ajude no desenvolvimento de atividades; 
  • Promover ações relacionadas à saúde emocional. 

Agora é só colocar em prática e aperfeiçoar não somente a produtividade da sua empresa, mas também melhorar a interação da equipe e o individual de cada contratado. Tem dúvidas sobre como contribuir para a sua equipe por meio da gestão de benefícios? Fale conosco: contato@bematize.com.br