Sabemos que o mercado de trabalho foi fortemente impactado pela crise do coronavírus. Uma das principais mudanças foi a relação de empresa e colaborador, que se tornou ainda mais humanizada. Tendo em vista os programas que tem como objetivo promover a saúde nas organizações e o cuidado com o colaborador, separamos algumas dicas de incentivos que podem auxiliar o RH nas tomadas de decisões quanto o programa e ainda beneficiar o colaborador. 

 

Incentivos que promovam a saúde nas organizações pode ser razão para troca de emprego em 2021

 

Novos benefícios e incentivos podem surgir daqui para a frente, principalmente olhando esse novo viés no mercado de trabalho. Sendo assim, um plano de benefícios que inclua incentivos que promovam a saúde nas organizações, pode fazer com que até mesmo o colaborador com mais tempo de casa não pense duas vezes antes de trocar de emprego.

 

Segundo Gabay, essa é uma tendência daqui para a frente e as empresas que quiserem reter seus talentos devem pensar em uma forma de oferecer esses benefícios. “As novas formas de trabalho, a ascensão do home office e a pandemia, fizeram com que o trabalhador valorizasse mais seu plano de benefícios. Por isso, ele vai buscar empresas que ofereçam aquilo que atenda às suas necessidades. Logo, as empresas devem repensar a sua gestão de benefícios de uma forma que possa acompanhar essa tendência”, explica Gabay.

 

Os incentivos que promovem a saúde nas organizações e que o RH deve oferecer aos colaboradores, são: 

Apoio psicológico e terapêutico 

 

Com o distanciamento social e o trabalho remoto, o colaborador em casa teve que lidar com o desafio de conciliar suas tarefas profissionais com pessoais. Logo, houve uma sobrecarga emocional que exigiu atenção durante o período de pandemia. Muitas empresas desenvolveram programas de apoio a saúde mental do colaborador, oferecendo acompanhamento psicológico e terapêutico. Esse é um dos incentivos que se tornou popular e que mais promoveu a saúde nas organizações. Já existe no mercado produtos próprios para este fim, como aplicativos de apoio a saúde mental, que podem auxiliar o RH a montar o plano de incentivos dos seus colaboradores. Uma sugestão é o aplicativo Cíngulo, solução de terapia guiada para tratar ansiedade, estresse, autoestima, insegurança, ânimo, foco e entre outros. 

 

Telemedicina 

 

A telemedicina cresceu muito durante a pandemia, já que com o distanciamento social, diminuiu-se a ida aos médicos para consultas de rotinas. Hoje é possível realizar uma consulta com nutricionista, endocrinologista, clinico geral e outros tipos de especialidades, sem sair de casa. Sabemos que a maioria dos planos de saúde já oferecem esse tipo de serviço, mas existem produtos a parte que podem ser contratados pelo RH e oferecido aos seus colaboradores, como é o caso da Conexa, uma plataforma que facilita a conexão entre médicos e pacientes. 

 

Cuidados com o Pet 

 

Soluções que envolvam o cuidado com o pet também é um incentivo que promove a saúde nas organizações, já que com o isolamento, os colaboradores passam a ter mais tempo com os bichinhos em casa. Hoje alguns planos de saúde também oferecem extensões de cuidados ao pet, como é o caso da Klini Saúde, que disponibiliza aos seus usuários consultas, vacinas e transportes ao pet. 

 

Seguro residencial

 

Com o isolamento social e a necessidade de ficar em casa, aumentou a necessidade um cuidado com a casa e pertences pessoais. Dessa forma, o RH que oferecer um seguro residencial aos seus colaboradores consegue também promover a saúde nas organizações. Por causa do home office, a casa também se tornou parte do local de trabalho, exigindo cuidado e segurança. Diversas operadoras oferecem plano de seguro residencial para colaboradores, entre elas, Porto Seguro e Bradesco Seguros

 

Como oferecer incentivos que promovam a saúde nas organizações? 

 

Uma forma segura e eficaz de oferecer incentivos aos seus colaboradores é por meio de um programa de gestão de benefícios flexíveis, que é deixar o poder de escolha do benefício nas mãos do colaborador. A legislação de benefícios é totalmente clara em relação a isso, segundo o artigo 468 da CLT (Consolidação das Leis de Trabalho), benefício dado é benefício adquirido. Em contraponto, um programa de benefícios flexíveis é totalmente legal e está de acordo com a legislação.

 

Para saber mais sobre benefícios flexíveis e como oferecer incentivos que promovam a saúde nas organizações, entre em contato conosco e conheça o programa de benefícios flexíveis da Bematize.