Nesta semana é comemorado o Dia do Profissional de RH – 03 de junho, este que é considerado um elemento estratégico para as organizações.  A pandemia causada pelo novo coronavírus impactou a força de trabalho global trazendo algumas mudanças que exigiram adaptabilidade e aderência do setor a algumas tendências.

Olhando para as novas tendências e exigências profissionais do setor, Vandson Cunha, diretor da Bematize, listou abaixo algumas tendências que o profissional de RH deve ficar de olho se quiser se destacar nas organizações.

Auto serviço

Devido a aceleração da digitalização do RH, que foi impulsionada pelo distanciamento social e o trabalho remoto, como também mudanças na interação entre empresas e colaboradores, vai haver uma forte tendência daqui para a frente em ferramentas de RH voltadas para o auto serviço. Ou seja, uma forte necessidade em transferir o protagonismo dos processos do departamento para os próprios funcionários.

Acolhimento e senso de pertencimento

Também haverá uma valorização da experiência desse funcionário junto a essas ferramentas. A tendência é que elas foquem na jornada do colaborador e no seu acolhimento junto a empresa. A ideia é reforçar nesse momento de distanciamento social, a conectividade e o senso de pertencimento, passando a mensagem de preocupação e cuidado com os colaboradores.

Profissional de RH conectado

Não cabe mais ao profissional de RH, resistir ao uso da tecnologia no departamento. Agora com a digitalização do departamento, esse profissional precisa estar cada vez mais conectado e com várias competências tecnológicas. Esse é um desafio que não será tão difícil para as empresas, já que essa nova geração de profissionais ingressantes na área possui certe facilidade com a tecnologia. Mesmo aqueles com uma bagagem mais psicológica, eles já possuem esse viés em seu DNA.

Softs Skills

Outra competência que tende a ser valorizada daqui para a frente no profissional de RH, são as Softs Skills (habilidades comportamentais) específicas. Por agora os conhecimentos técnicos deixam de ser valorizados e dão lugar a questões comportamentais como, empatia, trabalho colaborativo e engajamento social, essas habilidades serão exigidas pelas empresas daqui para a frente. O profissional de RH deve ficar de olho nessas tendências, já que elas farão a diferença nas organizações.

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