Os planos de benefícios flexíveis estão se tornando, cada vez mais, uma realidade nas empresas. Isso porque, por meio desse sistema, os profissionais têm a chance de escolher os benefícios que melhor atendem às suas necessidades. Como os colaboradores de uma empresa têm diferentes estilos de vida, preferências e necessidades, oferecer essa vantagem parece ótima ideia, não acha? Muitas companhias ainda não se convenceram de que os benefícios flexíveis trazem inúmeras vantagens ao RH. Por isso, a seguir, listamos alguns dos motivos pelos quais a área de Recursos Humanos deve adotar – para ontem – essa flexibilização.

Quais são as vantagens trazidas ao RH pelos benefícios flexíveis

O sistema de benefícios flexíveis teve início na década de 70, nos Estados Unidos. Entretanto, ganhou força no Brasil apenas nos últimos anos. O que acontece, normalmente, é que a empresa define o valor de cada benefício e estabelece uma verba para que cada profissional opte por gastá-la de acordo com as opções disponíveis. Há inúmeros benefícios flexíveis disponíveis. Eles vão desde plano de saúde e odontológico até reembolso para cursos, planos de previdência privada, auxílio-creche e muito mais. Existe, ainda, a possibilidade de atribuir pontos ou créditos a cada funcionário. Com isso, cada colaborador tem uma quantidade específica para investir no benefício que desejar. Quando o RH abraça e investe no sistema de benefícios, toda a empresa se beneficia. Há mais motivação dos funcionários, bem como poder de atração e retenção de talentos. Com maior entendimento e poder de escolha sobre sua remuneração o colaborador se sente mais valorizado. Isso impacta diretamente em sua produtividade e, consequentemente, nos resultados da empresa.

Como implantar um sistema de benefícios flexíveis com sucesso

Qualquer empresa pode adotar um sistema de benefícios flexíveis. Independentemente de seu tamanho, é possível investir nessa solução. É preciso, no entanto, prestar atenção a alguns pontos fundamentais para que o RH obtenha vantagens da adoção de benefícios flexíveis. Em alguns casos, optar por uma empresa focada nesse tipo de atividade, como a Bematize, é a melhor opção para garantir que sua implantação gere resultados positivos. Algumas iniciativas são indispensáveis no momento de implantar benefícios flexíveis. São elas:  
  • Saiba o que seus colaboradores querem;
 
  • Monte os pacotes de benefícios;
 
  • Defina como escolher e gerir os benefícios;
 
  • Apresente e oficialize o novo sistema;
 
  • Avalie o impacto financeiro de benefícios de natureza salarial;
 
  • Teste antes o novo sistema de gerenciamento de benefícios;
 
  • Verifique exigências de sindicatos para não infringir a lei.
  Sabemos que não é fácil a tarefa de implementar benefícios flexíveis, mas, com a ajuda de especialistas o RH pode se beneficiar – e muito – dessa novidade. Avalie as possibilidades mais recomendadas para o seu negócio e invista nessa flexibilidade. Certamente sua companhia será reconhecida por reter, atrair e motivar muito mais os talentos!